Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55602
Comparte esta pagina
Título : | Prática docente: as diferentes dimensões do processo de alfabetização |
Autor : | LEAL, Telma Ferraz et al |
Palabras clave : | alfabetização; leitura; escrita |
Fecha de publicación : | sep-2020 |
Citación : | LEAL, Telma Ferraz et al. Prática docente: as diferentes dimensões do processo de alfabetização. Debates em Educação, Maceió, n. 12, p. 40-56, set. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9757. Acesso em: 4 out. 2023. |
Resumen : | Considerando as diferentes concepções de alfabetização presentes em documentos curriculares, este artigo analisa a 10 aulas de uma professora alfabetizadora, buscando apreender quais dimensões do ensino eram priorizadas e os modos como eram abordadas. A docente vivenciou situações de leitura e produção de textos diversificados e atividades reflexivas voltadas para a aprendizagem do funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética, em consonância com a alfabetização na perspectiva do letramento. As conclusões apontaram que não é necessário adotar abordagens sintéticas para que as crianças se apropriem do sistema notacional, diferentemente do que é afirmado no documento que propõe a Política Nacional de Alfabetização. |
Descripción : | Todas as notas de rodapé se encontram no final do documento |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55602 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEAL, Telma Ferraz et al. Prática docente_ as diferentes dimensões do processo de alfabetização. 2020, p. 40-56. -.pdf Acceso restringido | 509,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.