Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55602
Share on
Title: | Prática docente: as diferentes dimensões do processo de alfabetização |
Authors: | LEAL, Telma Ferraz et al |
Keywords: | alfabetização; leitura; escrita |
Issue Date: | Sep-2020 |
Citation: | LEAL, Telma Ferraz et al. Prática docente: as diferentes dimensões do processo de alfabetização. Debates em Educação, Maceió, n. 12, p. 40-56, set. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9757. Acesso em: 4 out. 2023. |
Abstract: | Considerando as diferentes concepções de alfabetização presentes em documentos curriculares, este artigo analisa a 10 aulas de uma professora alfabetizadora, buscando apreender quais dimensões do ensino eram priorizadas e os modos como eram abordadas. A docente vivenciou situações de leitura e produção de textos diversificados e atividades reflexivas voltadas para a aprendizagem do funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética, em consonância com a alfabetização na perspectiva do letramento. As conclusões apontaram que não é necessário adotar abordagens sintéticas para que as crianças se apropriem do sistema notacional, diferentemente do que é afirmado no documento que propõe a Política Nacional de Alfabetização. |
Description: | Todas as notas de rodapé se encontram no final do documento |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55602 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LEAL, Telma Ferraz et al. Prática docente_ as diferentes dimensões do processo de alfabetização. 2020, p. 40-56. -.pdf Restricted Access | 509,54 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.