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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55999

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Título: Desafios da educação inclusiva no ensino público do Brasil
Autor(es): PADILHA, Jewson Alves
VERA CRUZ, Thaís da Silva
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Pessoas com deficiência; Barreiras; Desafios
Data do documento: 29-Set-2023
Citação: PADILHA, Jewson Alves; VERA CRUZ, Thaís da Silva. Desafios da Educação Inclusiva no Ensino Público do Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Os desafios para a implementação da educação inclusiva no Brasil são diversos, como, por exemplo, a falta de investimentos mínimos pelo governo, o que torna a inclusão escolar ainda mais complexa e difícil de ser efetivada na prática. A história das pessoas com deficiência foi marcada por exclusão total, segregação e integração, o que contribui para as dificuldades em alcançar o atual paradigma de inclusão. Ainda se percebe na sociedade a existência de preconceitos e atitudes excludentes, inclusive dentro do próprio ambiente escolar, que são apenas algumas das barreiras que impedem a efetivação de uma educação inclusiva. A legislação que garante direitos às pessoas com deficiência é um grande avanço, mas ainda falta muito para que as pessoas com deficiência tenham uma educação que as atendam realmente. Devido ao que foi exposto, este trabalho pretende problematizar os desafios enfrentados no ensino público do Brasil para inclusão de pessoas com deficiência e outras necessidades específicas, trazendo um breve histórico das pessoas com deficiência, analisar os principais dispositivos legais para a inclusão no Brasil e colaborar com reflexões sobre os problemas enfrentados para a efetivação da inclusão escolar no sistema público de ensino do país. Para conduzir a análise, optamos por uma abordagem qualitativa, bibliográfica e exploratória. Essa pesquisa revelou que a educação inclusiva no Brasil ainda está se desenvolvendo de forma progressiva, exigindo o envolvimento do Estado, das famílias e de toda a sociedade para se tornar uma realidade efetiva no sistema de ensino público brasileiro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55999
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