Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57467
Compartilhe esta página
Título: | Um autorretrato da experiência do educar |
Autor(es): | TENORIO, Rafael Lins |
Palavras-chave: | Educação popular; Decolonialidade; Subjetividade |
Data do documento: | 30-Ago-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | TENORIO, Rafael Lins. Um autorretrato da experiência do educar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Este texto busca - a partir da vivência do escritor em um projeto de Extensão da UFPE que trabalhava, orientado pela Educação Popular, com crianças nas temáticas de saúde, alimentação e cidadania - produzir reflexões no campo da filosofia da educação, no sentido de pensar como o processo educativo forma o educador e a educadora, numa perspectiva de agentes de transformação social. O trabalho se deu ao longo do ano de 2018, no bairro do Engenho do Meio, na cidade de Recife. Através de um contato direto e participativo, e em diálogo com os pensamentos decoloniais, pós-coloniais e pós-estruturalistas, o pesquisador debruçou-se reflexivamente sobre a sua própria experiência para produzir um pensamento epistemológico das práticas e metodologias educativas. As contribuições deste trabalho se dão no já citado nível da filosofia da educação, estimulando a abertura de novas possibilidades de práticas e olhares teóricos acerca da implicação das educadoras e educadores no processo educativo, bem como os impactos do ser educador na construção de subjetividades para aquele e aquela que educam. É um trabalho afetivo, situado e implicado e que convida quem o lê a assumir a mesma postura em sua leitura. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57467 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rafael Lins Tenorio.pdf | 539,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons