Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62111

Compartilhe esta página

Título: Perspectivas de estudantes do ensino fundamental sobre vacinação em tempos de fake news
Autor(es): SILVA, Izabele Amanda da
Palavras-chave: Vacinação; Estudantes; Adolescentes; Ensino fundamental
Data do documento: 30-Set-2024
Citação: SILVA,Izabele Amanda da. Perspectivas de estudantes do ensino fundamental sobre vacinação em tempos de fakes news. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024
Abstract: Introdução: Após a pandemia de Covid-19, houve um fortalecimento de grupos antivacina que disseminam ideias negacionistas por meio das mídias sociais, desafiando a ciência, especialmente no que diz respeito à segurança e à eficácia das vacinas. Nesse cenário, a escola se destaca como um campo de resistência, combatendo a influência das fake news através do ensino da ciência para crianças e adolescentes. Objetivos: Compreender as perspectivas de estudantes do Ensino Fundamental sobre a importância da vacinação em tempos de desinformação e fake news. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem de estudo de caso, realizado por meio de observação participativa e entrevistas com 10 estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal no interior de Pernambuco, no período de abril a maio de 2024. Resultados: A análise das entrevistas permitiu a identificação de três categorias temáticas nas falas dos estudantes: reconhecimento da importância da vacinação como medida de prevenção de doenças, adesão dos adolescentes à vacinação e aprendizado sobre vacinas no ambiente escolar. Conclusão: As falas dos estudantes revelam um posicionamento pró-vacina, evidenciando as perspectivas dos adolescentes sobre a importância da vacinação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62111
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Izabele Amanda da Silva (1).pdf770,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons