Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64759
Share on
Title: | Musicalização como ferramenta para o desenvolvimento na primeira infância |
Authors: | SOUZA, Ana Vitória Silva de SILVA, Julia Emilly Alves da |
Keywords: | musicalização; educação infantil; desenvolvimento infantil |
Issue Date: | 9-Apr-2025 |
Citation: | SOUZA, Ana Vitória; SILVA, Julia Emilly. Musicalização como ferramenta para o desenvolvimento na primeira infância. 2025. Trabalho de Colclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso que tenta compreender a intencionalidade da musicalização nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, analisando seu impacto no cotidiano escolar de uma turma de Infantil 4. O estudo parte da hipótese de que a musicalização favorece habilidades como memória, atenção e raciocínio lógico, além de proporcionar um ambiente de interação e expressão emocional. Para isso foi feita análise de dados qualitativa dividida em duas etapas: 1) um breve estudo teórico sobre a musicalização e seu impacto na educação infantil, bem como uma análise sobre as formas de trabalhar a música na escola. 2) fazer uma observação e análise da prática de uma profissional da educação infantil com alunos de 4 anos para entender os efeitos da musicalização como práxis pedagógica bem como uma entrevista com a professora para entender a metodologia e planejamento utilizados durante o processo. Por fim, este estudo pretende evidenciar a necessidade de capacitação dos profissionais da educação no que tange à musicalização, bem como desmistificar a concepção de que a música na Educação Infantil se limita à recreação ou ao entretenimento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64759 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC MUSICALIZAÇÃO APROVADO.pdf | 354,43 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License