Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64759

Comparte esta pagina

Título : Musicalização como ferramenta para o desenvolvimento na primeira infância
Autor : SOUZA, Ana Vitória Silva de
SILVA, Julia Emilly Alves da
Palabras clave : musicalização; educação infantil; desenvolvimento infantil
Fecha de publicación : 9-abr-2025
Citación : SOUZA, Ana Vitória; SILVA, Julia Emilly. Musicalização como ferramenta para o desenvolvimento na primeira infância. 2025. Trabalho de Colclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso que tenta compreender a intencionalidade da musicalização nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, analisando seu impacto no cotidiano escolar de uma turma de Infantil 4. O estudo parte da hipótese de que a musicalização favorece habilidades como memória, atenção e raciocínio lógico, além de proporcionar um ambiente de interação e expressão emocional. Para isso foi feita análise de dados qualitativa dividida em duas etapas: 1) um breve estudo teórico sobre a musicalização e seu impacto na educação infantil, bem como uma análise sobre as formas de trabalhar a música na escola. 2) fazer uma observação e análise da prática de uma profissional da educação infantil com alunos de 4 anos para entender os efeitos da musicalização como práxis pedagógica bem como uma entrevista com a professora para entender a metodologia e planejamento utilizados durante o processo. Por fim, este estudo pretende evidenciar a necessidade de capacitação dos profissionais da educação no que tange à musicalização, bem como desmistificar a concepção de que a música na Educação Infantil se limita à recreação ou ao entretenimento.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64759
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MUSICALIZAÇÃO APROVADO.pdf354,43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons