Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64759

Compartilhe esta página

Título: Musicalização como ferramenta para o desenvolvimento na primeira infância
Autor(es): SOUZA, Ana Vitória Silva de
SILVA, Julia Emilly Alves da
Palavras-chave: musicalização; educação infantil; desenvolvimento infantil
Data do documento: 9-Abr-2025
Citação: SOUZA, Ana Vitória; SILVA, Julia Emilly. Musicalização como ferramenta para o desenvolvimento na primeira infância. 2025. Trabalho de Colclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso que tenta compreender a intencionalidade da musicalização nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, analisando seu impacto no cotidiano escolar de uma turma de Infantil 4. O estudo parte da hipótese de que a musicalização favorece habilidades como memória, atenção e raciocínio lógico, além de proporcionar um ambiente de interação e expressão emocional. Para isso foi feita análise de dados qualitativa dividida em duas etapas: 1) um breve estudo teórico sobre a musicalização e seu impacto na educação infantil, bem como uma análise sobre as formas de trabalhar a música na escola. 2) fazer uma observação e análise da prática de uma profissional da educação infantil com alunos de 4 anos para entender os efeitos da musicalização como práxis pedagógica bem como uma entrevista com a professora para entender a metodologia e planejamento utilizados durante o processo. Por fim, este estudo pretende evidenciar a necessidade de capacitação dos profissionais da educação no que tange à musicalização, bem como desmistificar a concepção de que a música na Educação Infantil se limita à recreação ou ao entretenimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64759
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MUSICALIZAÇÃO APROVADO.pdf354,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons