Este trabalho tem como objetivo compreender a importância das práticas pedagógicas que relacionam o ensino da matemática com o cotidiano dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Anos Iniciais, na Região Metropolitana do Recife. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Nova Morada em dois dias, 25 e 26 de junho de 2025. Foram aplicas atividades que envolviam questões semelhantes em...
A regionalização configura-se como uma diretriz estruturante e essencial para o
desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), constituindo requisito fundamental para
a efetivação do princípio da universalidade do acesso. Contudo, a expansão do acesso e a
adequação da oferta de serviços configuram-se como desafios persistentes, notadamente no
âmbito da atenção de alta complexidade, que re...
Essa dissertação tem como objetivo vocalizar as narrativas que, cotidianamente, constroem a
história do Sítio Arqueológico Cais do Valongo, no município do Rio de Janeiro/RJ. Localizado
na região portuária da cidade do Rio de Janeiro, o Cais do Valongo foi construído em 1811 para
ser o local de desembarque de africanos escravizados no Brasil e, após diversos anos soterrado
e esquecido, ...
Esta dissertação apresenta um produto educacional para o ensino de física,
especificamente uma introdução à Física de partículas no ensino fundamental. Esse
material é escasso para esta modalidade de ensino, assim percebemos a
necessidade de abordar uma sequência didática que envolvesse este tema e jogos
de tabuleiro. Desenvolvemos um material que aborda o que é solicitado nas
pesquis...
Esta dissertação apresenta uma sequência didática para o ensino de Eletrostática no 1° ano do
Ensino Médio, desenvolvida no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
(MNPEF). O trabalho integra três fundamentos teórico-metodológicos: Aprendizagem
Significativa de Ausubel, Abordagem Histórica da Ciência e Experimentação de Baixo Custo,
visando superar as dificuldades n...